Associação Escola Família Agrícola (AEFA)

Veja como essa iniciativa fortalece a agricultura familiar por meio da educação

 O Prêmio Pacto Contra a Fome celebra e reconhece iniciativas que trabalham para promover a segurança alimentar e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil , colaborando para atenuar desigualdades e desenvolver sistemas alimentares sustentáveis. Nas edições de 2023 e 2024, mais de 800 organizações se inscreveram nas categorias Promoção da Segurança Alimentar e Redução do Desperdício de Alimentos, 119 iniciativas foram finalistas e 12 foram premiadas com 100 mil reais cada e uma mentoria financeira.

Estamos contando as histórias dos 65 projetos selecionados para a segunda fase da edição de 2024 na série Aliment(ação): quem está por trás do combate à fome no Brasil. Hoje, você conhece a escola Família Agrícola dos Cocais.

Sobre a iniciativa

Fundada em 2007 no município de São João do Arraial, a Associação Escola Família Agrícola (AEFA) nasceu do desejo de transformar a realidade dos jovens do campo e suas comunidades no Território dos Cocais, no Piauí. Uma resposta à ausência de formação técnica local, à falta de estímulo ao empreendedorismo rural e à preocupação com o êxodo das novas gerações para as cidades. 

A escola representa uma alternativa concreta, que capacita, inspira e mantém esses jovens no campo, promovendo segurança alimentar, geração de renda e respeito ao meio ambiente. Hoje, a escola recebe estudantes de 13 municípios da região e se dedica à formação técnica de filhos e filhas de agricultores familiares, com base nos princípios da agroecologia.

Seu diferencial está na Pedagogia da Alternância: os estudantes passam 15 dias na escola e outros 15 dias em suas comunidades, aplicando o que aprendem e desenvolvendo práticas junto às famílias. Todo o processo é acompanhado por profissionais especializados em produção agroecológica, que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar local.

O público atendido é formado por adolescentes, jovens agricultores, seus familiares e comunidades, incluindo grupos tradicionais, como quilombolas e quebradeiras de coco babaçu. Por meio da educação, a Associação contribui diretamente para o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis e o combate à fome no semiárido piauiense.

Resultados alcançados

A iniciativa promove a produção de alimentos voltada para uma alimentação diária equilibrada, tanto do ponto de vista nutricional quanto ambiental, garantindo seis refeições por dia para seus alunos e alunas. Além disso, resíduos que seriam desperdiçados são reaproveitados de forma inteligente: parte é destinada à alimentação de animais, outra retorna ao campo como insumo agrícola ou é transformada em compostagem para a horta.

Cerca de 190 pessoas são beneficiadas diretamente e outras 800 são impactadas indiretamente nesse ciclo sustentável, reforçando uma rede que une segurança alimentar, cuidado com o meio ambiente e valorização da produção local.

Como apoiar

Você pode transformar vidas e fortalecer essa missão de diversas maneiras. Toda ajuda conta: doações financeiras, divulgação, doações de material escolar, de pintura, brinquedos, jogos educativos, eletrônicos, computadores, de cestas básicas e prestação de serviço voluntário. 
Entre em contato pelo Instagram @efa_cocais para contribuir!

Ir para o conteúdo