O Prêmio Pacto Contra a Fome celebra e reconhece iniciativas que trabalham para promover a segurança alimentar e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil , colaborando para atenuar desigualdades e desenvolver sistemas alimentares sustentáveis. Nas edições de 2023 e 2024, mais de 800 organizações se inscreveram nas categorias Promoção da Segurança Alimentar e Redução do Desperdício de Alimentos, 119 iniciativas foram finalistas e 12 foram premiadas com 100 mil reais cada e uma mentoria financeira.
Estamos contando as histórias dos 65 projetos selecionados para a segunda fase da edição de 2024 na série Aliment(ação): quem está por trás do combate à fome no Brasil. Hoje, você conhece a Sim! Eu sou do meio.
Sobre a iniciativa
A rua João Fernandes Neto, que corta o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi considerada o território mais perigoso da região na década de 1990. Chamada de Rua do Meio pelos moradores e moradoras, ela foi o berço do projeto Sim! Eu sou do Meio, fundado em setembro de 2018 com o objetivo de usar as vivências experienciadas neste local como motor na busca por mais dignidade para os(as) belforroxenses.
A iniciativa atua, desde então, com doações, educação, valorização e profissionalização dos jovens e mulheres em vulnerabilidade da cidade. De segunda a sexta, das 9h às 20h, uma série de atividades são oferecidas pela organização, como aulas de esportes, dança, informática e artes, profissionalização em diversas áreas da gastronomia e estética, apoio psicossocial e no planejamento familiar.
Além das capacitações, a iniciativa também possibilita a inclusão produtiva dos alunos e alunas por meio do buffet Cozinha Raízes do Meio e um Bazar Solidário, e melhora sua segurança alimentar distribuindo refeições e organizando uma feira solidária.
A feira recebe produtos de grandes varejistas parceiros, o que possibilita a distribuição de alimentos e o funcionamento da cozinha solidária, que fornece refeições saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos. Assim, mais de 180 famílias recebem kits de frutas, legumes, verduras e ovos semanalmente.
“Nosso trabalho vai muito além de doar alimentos. Construímos pontes para que as pessoas tenham dignidade, oportunidades e um futuro melhor. Cada refeição servida, cada curso concluído e cada criança no esporte são pequenas vitórias.” – Débora Silva, gestora da organização
Resultados alcançados
Mais de 7.200 famílias já foram alcançadas pelas diferentes frentes do projeto, um total de 70 mil pessoas. Até o final de 2025, serão mais de 300 mil.
Além das centenas de refeições distribuídas semanalmente no município, a feira solidária atende 180 famílias, as capacitações formam 150 mulheres por semestre e 1.100 crianças e jovens participam das atividades esportivas e de desenvolvimento social.
Como apoiar
A iniciativa aceita doações de alimentos, materiais para os cursos e recursos financeiros para manter o trabalho dos 70 profissionais de diferentes áreas atuantes no projeto. Também é possível se voluntariar para ajudar na cozinha, nos cursos, na distribuição de alimentos e nas atividades esportivas.
Empresas e pessoas físicas podem apoiar contratando os serviços da Cozinha Raízes do Meio, que gera renda para as mulheres atendidas e impacto social positivo.
Compartilhar as redes sociais ajuda esse impacto a chegar mais longe! Confira o site da organização: https://simeusoudomeio.org.br/ e o perfil no Instagram: @simeusoudomeio