Sua empresa já possui iniciativas e ações voltadas para o combate à fome e/ou a redução do desperdício de alimentos? Conte para nós cadastrando-se no HUB Pacto Contra a Fome. Ao fazer parte da rede, você pode se conectar com centenas de organizações ao redor do Brasil que atuam nas causas.
Indivíduo
Confira quais ações se encaixam melhor na realidade do seu dia a dia para reduzir ainda mais o desperdício ao seu redor.Empresas
O setor privado possui um papel fundamental na redução do desperdício de alimentos e no combate à fome. Não é uma tarefa fácil, mas selecionamos algumas práticas que podem contribuir para transformar essa realidade.Governos
A participação do poder público no combate ao desperdício de alimentos é indispensável. Mais do que fazer recomendações, queremos destacar o potencial transformador desse agente ao somar forças com os demais atores.






Combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos não é uma tarefa fácil. São problemas multifacetados que exigem uma ação conjunta e coordenada de diferentes atores da sociedade. E é aí que as empresas podem somar.
A criação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) - que conta com 1.500 empresas participantes no Brasil - e o fortalecimento da sustentabilidade corporativa e da agenda ESG do setor privado são exemplos do início do comprometimento de grandes organizações em promover um desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Queremos ir além. O Pacto Contra a Fome convida todas empresas do Brasil a se unirem à ousada missão: erradicar a fome de maneira estrutural e permanente, reduzir o desperdício ao longo da cadeia de alimentos e promover a segurança alimentar. Vamos juntos? Confira abaixo alguns exemplos de práticas que podem ser adotadas dentro da sua organização.









Junte-se ao Pacto Contra a Fome
Entre em contato conosco e saiba como sua empresa pode se aliar ao movimento.
A fome não é novidade para os gestores públicos que, há anos, buscam resolver este problema complexo, com raízes profundas e causas diversas. Além disso, existe outro desafio a ser superado no Brasil: o desperdício de alimentos. Acreditamos no papel dos governos em implementar soluções para erradicar a fome no Brasil, promover a segurança alimentar e reduzir o desperdício de alimentos. O caminho passa necessariamente por políticas públicas capazes de enfrentar esses problemas.
O setor público brasileiro já conta com uma série de políticas públicas, sistemas e legislações sobre o assunto. Exemplos disso são a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), e outros que contribuem diretamente no combate à fome, como o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Já temos alguns caminhos e a participação de todos os governos é indispensável. Transformar essa realidade não é uma tarefa fácil; é necessário uma ação conjunta e coordenada de todos para fortalecer o que temos e inovarmos. Vamos juntos?

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi criado em 2006 por meio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). Com objetivo de promover o direito humano à alimentação, o SISAN fortalece a atuação integrada entre estados, municípios e governo federal, assim como com a sociedade civil. Também, é fundamental para que as políticas públicas e os planos de segurança alimentar (previstos na LOSAN) sejam formulados, implementados e monitorados.
A adesão ao SISAN é um dos primeiros e mais importantes passos para avançar de forma estrutural na agenda de segurança alimentar. Ainda precisamos avançar muito nessa questão, sobretudo nos municípios. Nos estados, apesar da ampla adesão, precisamos atualizar os planos e os conselhos a partir dos desafios atuais.
É necessário um esforço coletivo entre governo federal, estadual e municipal, e entre os poderes por um Brasil sem fome até 2030. Além dos sistemas e leis, o diálogo entre os diferentes entes da federação e poderes deve ser prioridade na agenda dos gestores e lideranças públicas.
A Lei 14.016/2020 regulamenta o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano em todo o território nacional. O esforço de construção de diretrizes para esta prática é recente e deve ser reconhecido como um importante avanço. Ainda assim, há a necessidade de avançarmos ainda mais no arcabouço legal e na sua implementação, como mostra análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Apenas 12 estados e 15 municípios brasileiros possuem regulamentações sobre a doação de alimentos, em que as regulamentações estaduais, que são mais amplas, motivam as dos municípios a se tornarem mais detalhadas, fortalecendo a gestão local.
Além disso, em 2018 o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) uniram forças para criar uma Estratégia Intersetorial para a Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos no Brasil. Nos últimos anos, a pauta foi despriorizada na agenda federal e a estratégia ainda depende de uma coordenação e implementação. Temos uma grande oportunidade de retomar estes esforços conjuntamente.

A rede de bancos de alimentos combate a fome e o desperdício a partir de doações de parceiros, além de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de quem está em vulnerabilidade social. A organização possui parceria com diversos governos, dentre eles Carmo - RJ, Chácara - MG e Manaus - AM.
Criada pelo Instituto Comida do Amanhã, a plataforma visa apoiar prefeituras a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta. Além de produzir conteúdos e encontros sobre o tema, a instituição criou o Mapa Luppa, ferramenta que mostra o que os governos já estão fazendo nessa área. Até o momento, são 25 cidades mapeadas.

Atuação com o setor público
Saiba como o Pacto Contra a Fome pode contribuir com o setor público.
Compartilhe boas práticas e apoie quem já faz!
Junte-se ao Pacto Contra a Fome
Entre em contato conosco e saiba como sua empresa pode se aliar ao movimento.
Compartilhe boas práticas e apoie quem já faz!
Sua empresa já possui iniciativas e ações voltadas para o combate à fome e/ou a redução do desperdício de alimentos? Conte para nós cadastrando-se no HUB Pacto Contra a Fome. Ao fazer parte da rede, você pode se conectar com centenas de organizações ao redor do Brasil que atuam nas causas.