Idealizado em cooperação com a Unesco e a FAO, o Prêmio tem como objetivo reconhecer, dar visibilidade e premiar iniciativas do terceiro setor que trabalham em prol do combate à fome e/ou do desperdício de alimentos, e da promoção da segurança alimentar, contribuindo para a redução das desigualdades no Brasil.
Nesta primeira edição, contamos com 3 (três) categorias: combate à fome; promoção da segurança alimentar; e redução ou reversão do desperdício de alimentos.
Em cada categoria são premiadas 2 (duas) iniciativas, dentro das subcategorias de ações emergências e/ou assistenciais, e ações estruturais permanentes.
O Prêmio contempla até 6 (seis) iniciativas vencedoras com os seguintes benefícios para cada organização:
Descubra quais projetos chegaram até a seletiva final do Prêmio, em cada categoria, por ordem alfabética.
Descubra o HUB Pacto Contra a Fome, nossa plataforma digital que conecta, dá visibilidade e fortalece iniciativas de combate à fome e redução do desperdício de alimentos, de todos os setores e naturezas de atuação.
Criada em 2020, a Campanha Mãos Solidárias PE é uma iniciativa que mobiliza diversos atores, como movimentos sociais, igrejas, sindicatos, universidades e institutos.
Por meio da solidariedade ativa, o projeto atua no enfrentamento da crise social vigente com ações de saúde, alimentação, direitos, trabalho e renda e educação em diferentes periferias urbanas, territórios rurais, quilombolas e indígenas.
Atualmente, a Campanha articula com várias iniciativas nacionais e influencia políticas públicas no Nordeste para fortalecer a segurança alimentar e nutricional, unindo agricultores de assentamentos voluntários que plantam alimentos que serão consumidos em Cozinhas Populares Solidárias.
Conheça mais sobre essa incrível experiência de forte capacidade replicável, que oferece valiosas lições para o desenvolvimento de políticas públicas nessa área.
Fundada em 2016, a iniciativa Logística do Bem mudou seu foco de atuação após a pandemia da Covid-19, quando sua equipe se viu impedida de realizar encontros para o preparo de refeições, que era a principal atividade do projeto.
A partir desse momento, a ação passou a focar na distribuição de alimentos perecíveis vindos de parceiros doadores, com o objetivo de conectar produtores rurais, distribuidores, feiras, supermercados, indústrias de alimentos e outros comércios às comunidades cadastradas e famílias participantes.
O programa consiste em resgatar frutas, legumes e verduras de qualidade que perderam valor de
mercado e que seriam descartados, e direcioná-los para as comunidades, alimentando quem precisa.Conheça mais sobre essa iniciativa que luta por uma sociedade mais sustentável e com menor índice de vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional.
Organizado em 2020, o projeto nasceu em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 com a missão de democratizar o acesso ao alimento nutritivo e gerar renda para quem produz e regenera a natureza.
O projeto é formado por uma rede de pessoas e organizações que se articulam de forma complementar em âmbito nacional para levar comida fresca, nutritiva, variada e sustentável para a mesa de famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
A iniciativa funciona como uma plataforma que faz a ponte entre doadores, produtores e pessoas beneficiadas: por meio dos recursos recebidos pelas doações, o projeto compra os produtos dos agricultores, e garante que as cestas cheguem até as famílias de diferentes comunidades.
Conheça mais sobre essa iniciativa que apoia o desenvolvimento de hábitos, geração de renda e mudança sistêmica.
Criado em 2021, o Programa SOMOS + VIP – Feirão e Horta Solidários faz parte de um conjunto de iniciativas interligadas e estruturantes que lutam no combate à fome, na região da Amazônia Legal: o Feirão Solidário, a Horta Solidária, a Roda de Conversa e o Eu Lidero.
Com um público-alvo de famílias representadas em 95% por mulheres, as atividades da iniciativa estão focadas em distribuir semanalmente frutas, verduras e legumes; atuar na redução do desperdício de alimentos com coletas de vegetais descartados em hortifrutis, organizadas pelos próprios beneficiários; e agir no desenvolvimento social como uma alternativa ao trabalho insalubre de catação de lixo, gerando renda para os envolvidos na comunidade.
Conheça mais sobre essa ação que faz a diferença na vida de muitas pessoas em condição de extrema vulnerabilidade social.
O Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas é uma ação de segurança alimentar que possibilita que migrantes e refugiados venezuelanos e outras pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade social em Boa Vista (RR).
Os principais objetivos do projeto são promover o acesso a duas refeições preparadas por dia (café da manhã e almoço), durante seis dias da semana; e garantir que grupos vulneráveis, como crianças de 6 a 23 meses e mulheres grávidas/lactantes, tenham acesso a comidas preparadas de acordo com suas necessidades e preferências nutricionais especializadas, com um cardápio elaborado por nutricionista.
Conheça mais sobre essa iniciativa que tem atendido quem precisa de maneira digna, acolhedora e empoderadora.
Criado em 2020, o projeto Quintais Produtivos Agroecológicos Sertanejo ou Quitanda dos Quintais tem como foco fortalecer a produção agrícola de famílias da zona rural sertaneja, com capacitações para melhoria da produção, conscientização da importância da preservação do meio ambiente e auxílio na comercialização de produtos, durante o ano todo.
Um dos objetivos principais do projeto é promover a segurança alimentar na região do semiárido, utilizando e aprimorando conhecimentos regionais para a produção de alimentos agroecológicos, empoderando atores locais para uma ação contínua, sustentável e economicamente viável, provendo
alimento saudável de qualidade e com fartura na mesa das famílias da região.
Conheça mais sobre essa iniciativa de cultivo de alimentos agroecológicos junto a comunidades vulneráveis no semiárido brasileiro.