Prêmio Pacto contra a fome 2024

Nosso reconhecimento às iniciativas que alimentam e transformam o Brasil

Confira os resultados da segunda edição:

0

Iniciativas inscritas

0

Finalistas

0

Vencedoras

0 %

das iniciativas inscritas
lideradas por mulheres

Inscrições recebidas dos
27 estados do Brasil

Conheça os vencedores

Categoria:
Promoção da Segurança Alimentar

Instituto Kairós Ética e Atuação Responsável (São Paulo)

Frente Alimenta

Desde 2021, a Frente Alimenta distribui alimentos frescos e livres de agrotóxicos para seis territórios periféricos da cidade de São Paulo, onde cozinhas comunitárias preparam refeições para pessoas em insegurança alimentar.

A iniciativa também realiza ações de apoio aos agricultores locais, como a compra de sistemas de irrigação, apoio técnico para certificação de transição agroecológica e orgânica e melhorias nas hortas, e fornece apoio financeiro semanal para as cozinhas comunitárias.

Impacto:

  • 290 mil refeições de alto valor nutricional entregues
  • + de 22 mil cestas de hortifruti sem agrotóxicos distribuídas

Associação Gap Ey (Rondônia)

Segurança Alimentar Paiter

Em seus seis anos de existência, a Associação Gap Ey levou segurança alimentar e inclusão produtiva  para o território indígena da etnia Paiter Suruí. Por meio do cultivo tradicional de castanha e café orgânicos com monitoramento territorial, uma brigada comunitária para combater incêndios e o manejo de fogo integrado, a iniciativa conseguiu levar alimentação de qualidade para sua população, que estava em insegurança alimentar. A organização também levou internet de qualidade para a região, possibilitando, assim, a conectividade entre seus membros, a captação de mais recursos e doações de alimentos. Impacto:
  • + de 500 pessoas diretamente e + de mil indiretamente
  • Expansão desse modelo de produção para outras 3 aldeias

Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá (Pernambuco)

RAC&SAF: Água e Segurança Alimentar no Semiárido

Desde 2018, o Centro Sabiá vem implementando o RAC&SAF, um sistema de irrigação inovador, no semiárido brasileiro. O RAC, que promove o reuso da água, inclui um tanque de armazenamento, um filtro biológico mecânico e uma cisterna para a irrigação de hortaliças, frutas e forragem em sistemas agroflorestais (SAFs). Impacto:
  • + de 600 sistemas implementados
  • Produção de 3.120 m³ de água limpa por mês
  • + de 5 mil pessoas impactadas, economizando mais de 2 mil reais com compra de água potável anualmente.

Categoria:
Redução do desperdício de alimentos

Instituto Dragão do Mar (Ceará)

Combate ao desperdício: da terra e para a terra

O Instituto Dragão do Mar é uma organização social cearense com 26 anos de atuação na área cultural. O “Combate ao desperdício, da terra e para a terra” é uma iniciativa da instituição que visa o fortalecimento da cultura alimentar, gastronomia social e sustentabilidade por meio da educação sobre esses temas. O Instituto faz isso por meio de um curso para disseminar o papel do alimento como promotor de transformação social quando atrelado aos territórios tradicionais e à cultura alimentar. Impacto:
  • Quase 91 mil inscritos nas aulas;
  • + 37 mil beneficiados em 1.166 ações como pesquisas em desenvolvimento de produtos e criação de horta agroecológica
  • 1,3 mil agentes multiplicadores capacitados junto ao Programa Ceará Sem Fome
  • 132 municípios do Ceará, 116 bairros da capital e 22 estados do país contemplados em ações presenciais ou formações remotas, que alcançaram mais de 10 mil pessoas.

Metamorfose (Ceará)

Programa alimentar “META MOH FOME”

Desde 2021, a iniciativa METAMOHFOME resgata alimentos próprios para o consumo que seriam jogados fora em mercados parceiros, redistribuindo-os para famílias vulneráveis. A comunidade atendida vive da pesca artesanal, mas a falta de apoio e a vulnerabilidade social tornaram essa atividade insuficiente para garantir sua segurança alimentar. Os alimentos são distribuídos em kits, e as famílias beneficiadas participam de aulas de nutrição e gastronomia, aprendendo a conservar e preparar refeições nutritivas. Impacto:
  • + de mil pessoas impactadas só em 2023
  • + de 57 toneladas de frutas, verduras e legumes distribuídas
  • Refeições nutritivas distribuídas para + de 300 crianças e adolescentes.

Instituto da Primeira Infância - IPREDE (Ceará)

Prato Cheio

O projeto Prato Cheio realiza ações para reduzir o desperdício, desenvolvendo alternativas tecnológicas para o aproveitamento integral de alimentos excedentes de redes de supermercados e outros doadores. Por meio da utilização das cascas, talos, sementes, carcaças e tudo que pode ser aproveitado desses alimentos, a iniciativa produz e distribui sopa a comunidades de Fortaleza. Impacto:
  • + de 190 mil litros de sopa distribuídos em 2022
  • 23 comunidades alcançadas
  • + de 10 mil pessoas impactadas diretamente

O que é o Prêmio Pacto Contra a Fome?

Realizado em cooperação com a Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Alimentar Mundial (WFP) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Prêmio tem como objetivo reconhecer, dar visibilidade e premiar iniciativas do terceiro setor que trabalham em prol do combate à fome, às perdas e ao desperdício de alimentos, ou promovem a segurança alimentar no local em que atuam.

Em cada categoria, 3 (três) iniciativas são premiadas com os seguintes benefícios para cada organização:

R$ 0 .000,00

Troféu elaborado pelo artista
Vik Muniz

Cooperação:

Coordenação
técnica:

Apoio
institucional:

Patrocínio:

patrocinio

Apoio:

© 2024 Pacto contra a fome | Todos os direitos reservados.

© 2024 Pacto contra a fome | Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo