Em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a campanha “Jogue Contra o Desperdício”, de conscientização sobre o tema realizada pelo Pacto Contra a Fome, chegará aos estádios de futebol. Entre os dias 25 e 30 de novembro, os jogos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro contarão com a exposição do Desperdiçômetro nas placas digitais ao redor dos campos antes do início dos jogos e no intervalo das partidas, além de divulgação da campanha nas redes sociais e no site oficial da CBF.
O Desperdiçômetro traz informações sobre a quantidade de alimentos desperdiçados durante o período de realização de determinada tarefa. A ideia é dar a possibilidade de a população visualizar a dimensão do problema de maneira prática, em situações do dia a dia. A parceria tem o objetivo de conscientizar a população sobre a ligação entre o desperdício de alimentos com a insegurança alimentar e a fome.

“Unir a campanha Jogue Contra o Desperdício ao futebol é uma forma poderosa de levar essa conversa para onde o Brasil já está: nas arquibancadas, diante da TV e nas redes sociais. Quando mostramos o impacto do desperdício dentro do campo, com o Desperdiçômetro, fazemos com que milhões de pessoas percebam que cada escolha importa. Essa parceria com a CBF amplia nossa voz e reforça que combater o desperdício é um gesto simples, mas capaz de mudar o jogo contra a fome no Brasil, ” afirma Juliana Plaster, codiretora executiva do Pacto Contra a Fome.
A campanha nacional “Jogue Contra o Desperdício” conta ainda com filme publicitário estrelado pela medalhista olímpica Rebeca Andrade, a esportista mais condecorada da história do esporte brasileiro. Além disso, a iniciativa dispõe de uma grande inovação: a inteligência artificial via WhatsApp.
A TIA Contra a Fome, uma inteligência artificial desenvolvida especialmente para esta causa e que está disponível no Whatsapp, atua como uma assistente virtual disponível para orientar a população. Além de oferecer dicas práticas para evitar desperdício, a TIA também sugere receitas criativas a partir dos ingredientes disponíveis em casa, mostrando que a tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de hábitos mais sustentáveis.
O desperdício que alimenta a fome

Levantamento realizado pelo Pacto Contra a Fome em parceria com a consultoria Integration mostra que 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados anualmente no Brasil em toda a cadeia, do campo à casa do consumidor, ao mesmo tempo em que temos mais de 50 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar.
Além de uma contradição em um país que ainda tem fome, o desperdício de alimentos contribui para a crise ambiental, impactando a emissão de gases de efeito estufa associados à decomposição de resíduos orgânicos e aumentando a pressão sobre os recursos naturais, como água e solo. Estima-se que um terço de tudo que é produzido no Brasil seja desperdiçado ou perdido, não chegando à mesa do brasileiro.

Estimativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) aponta que cada brasileiro desperdiça, em média, 77 quilos de alimentos ao ano. Uma perda que se sente também no bolso já que o custo anual estimado do desperdício para uma família de três pessoas no Brasil alcança R$1.603, valor superior ao do salário mínimo.
A problemática é global. Segundo a FAO, todos os dias cerca de 1 milhão de refeições são desperdiçadas. O custo de todo o desperdício de alimentos no mundo chega a UM$1 trilhão por ano.
Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. Para isso, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.
“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.
Confira a repercussão da ação entre CBF e Pacto Contra a Fome na imprensa:
- Meio & Mensagem | CBF ativa ‘Desperdiçômetro’ no Campeonato Brasileiro
- CNN Brasil | CBF levará “desperdiçômetro” a estádios do Brasileirão para fazer alerta
- CBF | Campanha “Jogue contra o desperdício” chega a 36ª rodada do Brasileirão
- Gazeta Esportiva | CBF e Pacto Contra a Fome lançam ação contra desperdício nos estádios
- UOL | CBF fecha parceria de conscientização ao desperdício de alimentos
- Máquina do esporte | CBF e Pacto Contra a Fome terão ação com “Desperdiçômetro” na 36ª rodada do Brasileirão